Compartilhe

Reunião do Colegiado de Proteção e Defesa Civil da AMOSC

Publicado em 07/10/2019 às 17:04 - Atualizado em 07/10/2019 às 17:04

O Colegiado de Proteção e Defesa Civil da AMOSC reuniu-se na manhã de hoje para alinhamento das ações do Colegiado com as Coordenações Municipais e a Coordenação Regional de Defesa civil.

Na oportunidade estavam presente o Coordenador Regional da Defesa Civil de Chapecó Vilson Antônio Zamboni, e o Coordenador Regional da Defesa Civil de Xanxerê Luciano Peri.

Como pauta foram abordadas as ações que cada município já possui em desenvolvimento voltada à prevenção que podem ser otimizadas dentro da proposta da Operação Primavera que consiste em desenvolver ações de defesa civil de caráter preventivo envolvendo várias Secretarias dos Municípios.

Ressaltou-se que 54% dos desastres que ocorrem no Estado de Santa Catarina estão no Oeste e deste percentual 30% ocorrem pela falta da chuva ou 34% pelo excesso dela, com isso as ações preventivas devem ser efetivamente realizadas em especial nos períodos de estiagem onde os córregos e riachos estão com baixo nível de água facilitando a limpeza de suas margens.

A Operação Primavera visa minimizar os efeitos destes desastres, onde tosos os Municípios devem desenvolver ações de prevenção aos efeitos isolados que se sabe da tendência em ocorrer.

Apresentado ao Colegiado o cronograma de Capacitações proposto pela Defesa Civil do Estado e que serão realizadas no CIGERDs em Chapecó. Ressalta-se a importância da participação nestas formações onde todos os municípios não mais necessitam deslocar seus técnicos até a capital do estado para receber as informações e sim, o deslocamento é até o CIGERD localizado em Chapecó o que facilita a participação e a continuidade nas formações propostas pela DC do Estado de Santa Catarina.

A Defesa Civil do Estado estará lançando o programa Defesa Civil na Escola que objetiva capacitar a estrutura escolar para enfrentamento de situações de emergência. Este programa será desenvolvido em cinco fases iniciando pela identificação da unidade escolar a ser atendida, passando pela capacitação dos professores, dando continuidade com a preparação dos alunos, após a prevenção e preparação do corpo técnico da escola e finalizando com a prevenção, preparação e mitigação no ambiente escolar com o trabalho do NEPDEC. O Programa será lançado oficialmente no dia 17 de outubro e maiores informações serão repassadas aos Coordenadores Municipais.

Reforçou-se a necessidade da elaboração dos Planos de Contingência dos Municípios assim como a apresentação aos órgãos envolvidos e a provação em audiência pública para posteriormente a realização dos simulados e o lançamento dos Planos no sistema. Assim como repassado informações sobre os Planos Municipais de Vigilância para emergência em saúde pública que serão desenvolvidos em parceria com as Defesas Civil dos Municípios.

Acerca do programa SC Resiliente foram repassadas informações sobre a estrutura do programa para a minimização de desastres nos municípios com acesso facilitado a linhas de financiamento para desenvolvimento de projetos, com acompanhamento de execução para futuras liberações de recursos. Os requisitos ainda estão sendo definidos, porém, dentre eles é o Plano de Contingência.


Galeria de Fotos

  • {{galeriaImagens.length + galeriaVideos.length - 12}}
  • {{galeriaMultimidia.length + galeriaImagens.length + galeriaVideos.length - 12}}
Fechar

Av. Getúlio Vargas, 571-S, Centro, Chapecó - SC
CEP: 89812-000