Compartilhe

Colegiado de educação da AMOSC reúne-se no município de Formosa do Sul

Publicado em 05/12/2018 às 00:56 - Atualizado em 05/12/2018 às 15:59

O Colegiado de Secretários Municipais de Educação da AMOSC reuniram-se no último dia 03 de dezembro/2018 para última reunião anual de trabalho no município de Formosa do Sul. O grupo de secretários e equipes das secretarias municipais de educação foram recepcionados por um ambiente acolhedor a partir de apresentações culturais através da música, vinculados ao departamento de cultura do município. A secretária de educação Rosemeri Santin, a diretora do departamento de cultura, Fabieli Cella e o vice-prefeito Silvio Fossatti estiveram presentes dando abertura à reunião.

Um dos temas muito debatido foi sobre a implementação das metas e estratégias dos Planos Municipais de Educação que estão sendo acompanhados pelos conselhos sociais dos municípios e pelos órgãos de controle externo como o Tribunal de Contas e Ministério Público de SC. Entre as várias metas discutidas, uma delas, como a meta 1 que trata da universalização da educação infantil na pré-escola para crianças de 04 a 05 anos de idade e ampliação da oferta em creches para crianças de até 3 anos de idade foi bastante discutida. Outra meta debatida refere-se a meta 18, precisamente a estratégia 18.1 que dispõe sobre cumprimento do percentual dos profissionais efetivos do magistério e outros profissionais atuantes na educação. Esses temas também foram debatidos no último encontro do Colegiado Estadual de Educação da FECAM e foram repassados alguns informes durante a reunião bimestral do colegiado de educação da AMOSC.

A CONAE Etapa Nacional realizada no último mês de novembro contou com a participação de representante da região, Eliane Saugo que esteve presente e repassou alguns informes.

Outros temas debatidos durante a reunião do colegiado foi a recomendação do MPSC sobre a contratação de segundo professor; a necessidade de atualização da legislação dos conselhos municipais de educação; atenção as prestações de contas dos programas federais, bem como os pareceres que devem ser emitidos pelos conselhos sociais ligados a educação; relato da visita técnica à experiência do município de Luzerna; avaliação do Seminário Regional da Educação Infantil; formação de professores integradas para o ano de 2019 e realizado uma avaliação das atividades do colegiado de educação de 2018.

Segundo avaliação geral dos secretários, os trabalhos desenvolvido pelo colegiado de educação e setor de educação da associação é fundamental para instrumentalização dos gestores, bem como, de proporcionar a troca de experiências entre as secretarias. Segundo Sadi Baron, secretário de educação de São Carlos e coordenador do colegiado, “as reuniões tem se firmado como um instrumento fundamental para orientação, proposições e o fortalecimento do desenvolvimento da educação na região, demonstrando o importante papel da associação nesses cinquentenário de atuação”.


Galeria de Fotos

  • {{galeriaImagens.length + galeriaVideos.length - 12}}
  • {{galeriaMultimidia.length + galeriaImagens.length + galeriaVideos.length - 12}}
Fechar

Av. Getúlio Vargas, 571-S, Centro, Chapecó - SC
CEP: 89812-000