Compartilhar share

AMOSC SERÁ PARCEIRA DO PROJETO DE EDUCAÇÃO FINANCEIRA NAS ESCOLAS

Publicado em 21/11/2022 às 10:52 - Atualizado em 21/11/2022 às 11:02

Com o objetivo de ensinar educação financeira para alunos de ensino médio de escolas públicas da região, o projeto Educação Financeira nas Escolas é idealizado pela Cooperativa de Crédito Cresol Central e conta com a parceria do curso de Ciências Contábeis da Unochapecó. 

Atualmente são beneficiadas as escolas de Coronel Freitas e Cordilheira Alta, contando com a participação de 100 alunos na faixa etária de 15 a 17 anos, mas a expectativa é que este número aumente consideravelmente com a parceria da AMOSC, que deve ser viabilizada para o próximo ano, incluindo a rede pública dos municípios interessados pertencentes à entidade. 

Nos encontros são abordados os sonhos e objetivos financeiros e sobre como os esforços na economia de dinheiro, podem contribuir para a construção de um futuro mais sustentável.  O “consumismo” é considerado um dos assuntos que mais impactam nas finanças, pois o consumo descontrolado pode acarretar em dívidas e sérios problemas financeiros. Os jovens aprendem neste módulo, como podemos consumir de forma consciente, sem abrir mão de uma vida feliz, levando em conta o equilíbrio financeiro. Outro tema abordado é o “orçamento pessoal”, nele os alunos colocam em prática como alocar os recursos recebidos mensalmente para pagar as despesas do dia a dia (alimentação, transporte, moradia, etc.). Grande parte dos alunos ainda não trabalha e, portanto, não tem uma remuneração mensal, então para realizar a atividade, é estipulada uma receita mensal e a partir dela os estudantes trabalham o orçamento.  

Outro assunto norteador são os impostos. Os alunos são orientados sobre o que são impostos, quando adquirimos um bem ou um serviço. Será abordado ainda, a declaração de Imposto de Renda Pessoa Física e a importância do controle patrimonial. 

Para o próximo ano, o número de encontros e metodologia de aplicação das aulas pode sofrer alterações conforme deliberação das entidades parceiras, mantendo contudo o objetivo inicial. Ao final, será realizada uma formatura com os estudantes que passaram pelo projeto. Após as aulas de educação financeira, a expectativa é que os alunos se tornem adultos mais conscientes sobre as suas finanças e que saibam fazer um bom uso de seus recursos financeiros. 




Galeria Multimídia

{{grupo.nome}}
  • {{grupo.items.length - 12}}
    {{item.codGaleriaMultimidiaItem}}
Fechar